272929438345541 pinterest-site-verification=bf46f5c4297e2ea5d89dcde3ae3693af
top of page
Este é o logo da Pramga Livros.

Posts

Efeito roxo.png

Capa... capa e capa... Oh! Que dúvida.

Atualizado: 11 de out. de 2022

Você sabia que muitos livros se vendem pela capa?



Boa aparência é tudo em um produto e no caso dos livros não é diferente. A capa é o elemento primordial de uma publicação, pois ela representa não só a essência de uma história e do conteúdo da obra, mas tem a função de despertar o interesse do leitor.


Muitas pessoas que compram livros são impulsionadas por uma boa capa. É nela que o livro se expressa em forma de arte, de imagem, pois, a primeira aparência é a que fica e que influencia quem quer comprar...


Vamos conhecer os tipos de capa:


> Capa Tipográfica - é aquela cuja as palavras se sobressaem mais que os desenhos, ou se quer eles aparecem. Ao desenvolver uma capa tipográfica, o 'capista' - o designer que constrói a capa - vai buscar valorizar as letras e palavras que irão compor a mensagem a ser transmitida para o leitor já à primeira vista do livro; podendo ser o profissional minimalista ou expressivo. Claro, a criatividade deve estar sempre aflorada.


> Capa Ilustrada - Como o próprio nome já nos inspira, refere-se as capas com imagens, o que pode ser uma gravura ou fotomontagem ou um desenho em si. A imagem pode ocupar ou não toda a capa, mas sempre vem complementada com palavras que representam o nome do livro e do autor. Então, capa tipográfica e ilustrada andam juntas.


> Capa Fotográfica - Relaciona-se aqui tudo descrito acima, mas com a exceção de a imagem ser uma foto que represente algo que faça parte do enredo do livro. Geralmente - não sendo regra - as partes tipográficas de uma capa tipográfica são simples, para são se destacar mais que a imagem da foto em si.


> Capa Abstrata - Refere-se a uma capa que traz elementos aparentemente evasivos e sem nexo, mas, quando se lê o título ou o livro em si, compreende-se o que as imagens abstratas estão representando. São capas mais artríticas e com teor mais contemporâneo. Neste tipo de capa o único limite é de fato representar o livro... a dom artístico, não ao contrário das outras capas, está liberado.


Na Pragma, capa é um assunto muito sério e estamos sempre revendo nossos conceitos e nos atualizando para garantir a melhor capa para nossos livros.


3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Wzap.png
bottom of page