Não sabe como começar um livro?
Siga a dica e conte com o apoio da Pragma Livros
O primeiro passo para escrever um livro é ter uma ideia clara do que você quer escrever, o que você quer contar para os futuros leitores, que tipo de experiência você quer que eles tenham ao ler sua obra.
Muitas vezes a pessoa tem uma história na cabeça e começa a narrativa... Isso é um passo muito importante, mas, em um dado momento você terá que definir de fato o que é este livro.
Isso inclui decidir sobre o gênero, o enredo, os personagens e o tom geral do livro. É claro que todo planejamento inicial pode ser alterado, novos contextos e personagens adicionados e, às vezes, toda história redefinida. Isso é normal, mas sempre tem que se ter o roteiro de onde quer chegar com o livro.
Lógico que quem quer escrever um livro certamente gosta de ler... Conhece diferentes produções literárias... E quanto mais a pessoa lê, mais se abre a mente para a criatividade na hora de escrever sua própria obra.
Além disso, é importante fazer uma pesquisa e estudar sobre o assunto para ter um conhecimento sólido sobre o tema escolhido. A cada pesquisa, é recomendável enriquecer o esboço ou um roteiro inicial. Para finalizar o roteiro, é necessário organizar as ideias e criar uma estrutura para o livro (Capítulos que projetem o conteúdo que está sendo criado.. Com essas etapas concluídas, você estará pronto para começar a escrever o seu livro – ou dar sequência, caso já tenha iniciado.
É importante estabelecer um horário de escrita diário e criar uma rotina para ajudar a manter-se motivado e no caminho certo. Mas sempre que a criatividade cessar, dar o famoso branco na mente, não se existe a dar um tempo, deixar sua história de lado e descansar. Quando menos esperar, as ideias irão votar à tona e com ‘pressão’.
É importante também lembrar que escrever um livro é um processo e não é necessário ter o livro todo escrito de uma vez. É possível ir escrevendo aos poucos e ir ajustando ao longo do processo.
Fica a sugestão de ter sempre o caderninho ou um bom aplicativo de gravar áudio no celular. Isso porque, quando menos esperar, ideias irão florar e se não registrá-las, poderá perde-la. Sempre registre na hora esses flash de criatividade que irão aparecer.
Outra dica importante é não se preocupar com a perfeição na primeira redação, pois é possível corrigir e ajustar mais tarde. O importante é colocar as ideias no papel e ir dando forma ao seu livro. Também, é para isso que existe revisores e diagramadores... Deixe esses detalhes para quando a escrita estiver pronta.
Na próxima dica você verá um exemplo simples de roteiro de livro. Não perca!
Se seu livro já estiver pronto ou se precisa de revisão, diagramação - enfim dos serviços editoriais, conte com nosso apoio para autores e receba uma proposta personalizada.
Mande-nos uma mensagem pelo Fale conosco ou para o e-mail pragmalivros@outlook.com
Estamos te esperando.
Comments