272929438345541 pinterest-site-verification=bf46f5c4297e2ea5d89dcde3ae3693af
top of page
Este é o logo da Pramga Livros.

Posts

Efeito roxo.png

FICHA CATALOGRÁFICA - seu livro precisa de uma.

Atualizado: 8 de out. de 2022

Será que todo livro é obrigado a ter uma ficha catalográfica?


A ficha catalográfica de um livro, que geralmente vem na segunda ou quarta página, é um elemento técnico importante para o livro, principalmente para os profissionais de biblioteca que trabalharão com a catalogação de seu livro nesses espaços e em livrarias.


A a Lei 10.753 de 30 de outubro de 2003 tornou a Ficha Catalográfica obrigatória para todos os livros registrados e comercializados no Brasil. Todos os livros publicados devem conter a catalogação no padrão internacional estabelecido em convenção em 1976. (Cataloging-in-Publication – CIP). Além de obrigatória, ela dá credibilidade técnica e profissional à sua publicação. Seu surgimento como parâmetro para publicação de livros se deu – certamente - nas bibliotecas como um elemento para identificar os dados e a natureza de uma obra, cataloga-la e localiza-la dentro de uma estante ou acervo.


A ficha deve ser elaborada especificamente por um profissional biblioteconomista (o bibliotecário de formação superior) e conter as principais informações sobre a publicação, tais como o título, o nome dos autores, número de edição, local de publicação, data da publicação, palavras chaves que identificam a natureza da obra, classificação Cutter, dentre outras.


Nota: A Resolução CFB 184, de 29 de setembro de 2017, tornou obrigatório a indicação do nome e do registro profissional do bibliotecário responsável pela ficha catalográfica.


Na Pragma todos os livros são devidamente registrados com sua Ficha Catalográfica, tanto nas versões impressas quanto digital. Nosso trabalho é feito por profissional biblioteconomista devidamente habilitado e registrado para tal, seguindo o padrão internacional estabelecido e determinado pela Lei brasileira. Isso não só dá credibilidade, mas também permite aqueles que tentam conhecer o livro pela ficha, entender do que se trata a obra que está sendo comercializada.


Se buscou essa informação na internet e chegou até aqui, certamente deseja publicar um livro ou precisa de uma ficha catalográfica.


Portanto, cadastramos profissionais biblioteconomistas que podem por um preço justo e com a qualidade desejada para publicação aqui na Pragma Livros.


Consulte-nos sobre nossos serviços pelo Fale Conosco >>




Se seu livro já está pronto para publicar, então é só clicar:




10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Wzap.png
bottom of page