272929438345541 pinterest-site-verification=bf46f5c4297e2ea5d89dcde3ae3693af
top of page
Este é o logo da Pramga Livros.

Posts

Efeito roxo.png

Você sabe como criar um roteiro para começar a escrita de um livro?



Nesta sessão de dicas de como começar um livro, vamos falar do planejamento inicial. Esse planejamento consiste na criação de um roteiro. Mas, antes de tudo, fique claro que o roteiro não é algo estático, que não pode ser mudado. Ele é um esboço de um caminho a ser seguido do começo ao fim do livro, mas que pode ser mudado e ir se adaptando à história que está sendo escrita.


Muitas pessoas começam a escrever seu livro de forma livre, de acordo com o que vem na cabeça... Isso não é ruim, mas, em um dado momento, certamente a pessoa vai se sentir confusa, perdida – sem saber que caminho seguir. Pode ser essa a hora mais importante de se criar um roteiro: quando se tem uma noção inicial do que é a história.


Então vamos primeiro entender o que é o roteiro de um livro:


O roteiro de um livro é um plano detalhado que descreve a estrutura e o enredo de uma história, incluindo personagens, diálogos, cenas e reviravoltas. Ele é usado como um guia para a escrita do livro e pode ser comparado a um roteiro de cinema. Ele geralmente inclui uma introdução, desenvolvimento, clímax e desfecho. O roteiro pode ser escrito antes da escrita do livro propriamente dito, e é uma ferramenta para ajudar o autor a organizar suas ideias e garantir que a história tenha uma estrutura consistente e coerente.


Como falado na dica anterior, vamos agora ver um exemplo de um roteiro de um livro hipotético, ao qual demos o título de "A Arca de Noé pós Star Wars".


Vamos ao roteiro:


1- Sinopse:

O livro conta a história de Jack, um cientista que se vê diante da missão de construir uma nave interestelar, capaz de salvar a espécie humana de uma guerra intergaláctica que ameaça a destruição total da raça. Jack enfrenta desafios internos e externos enquanto luta para completar seu projeto, enquanto é perseguido por rebeldes e agentes governamentais que querem usar o projeto para seus próprios interesses. No clímax da história, a guerra atinge seu ponto crítico e a humanidade está prestes a ser completamente destruída, mas com a ajuda dos rebeldes e sua equipe, Jack consegue completar e lançar a Arca no espaço, salvando uma parte significativa da população humana e levando-os para uma nova galáxia, onde eles começam uma nova vida. Jack é visto como um herói e líder da nova sociedade, mas também tem que lidar com as perdas e o preço que teve que pagar para salvar a humanidade.


2- Construção da ideia.

2.1 - Introdução:

A humanidade está ameaçada pela destruição total devido a uma guerra intergaláctica entre várias raças alienígenas. O protagonista, Jack, é um cientista que está trabalhando em um projeto secreto chamado "A Arca de Noé" que tem como objetivo salvar a espécie humana.


2.2 - Desenvolvimento:

Jack luta para concluir o projeto enquanto enfrenta obstáculos internos e externos. Ele é perseguido por um grupo de rebeldes que acreditam que o projeto é uma fraude e por agentes do governo que querem usar o projeto para seus próprios interesses. Jack também enfrenta problemas técnicos ao tentar construir a arca, que é tecnologicamente avançada e possui capacidade de viagem interestelar.


2.3 – Ápice da história:

A guerra intergaláctica atinge seu ponto crítico e a humanidade está prestes a ser completamente destruída. Jack consegue finalmente completar a Arca e lançá-la no espaço, mas é capturado pelos rebeldes e levado para julgamento. Ele é acusado de traição e de ser cúmplice do governo.


2.4 - Desfecho:

Durante o julgamento, Jack consegue provar a verdade sobre seu projeto e é libertado. Ele se une aos rebeldes e juntos eles lutam contra as forças alienígenas e salvar a humanidade. A Arca é capaz de salvar uma parte significativa da população humana e leva-los para uma nova galáxia, onde eles começam uma nova vida. Jack é visto como um herói e líder da nova sociedade.


Capítulos para "A Arca de Noé pós Star Wars":


Definir quais capítulos irão compor a obra e a ideia central de cada um deles (dando corpo ao seu livro) também é uma tarefa importante para o planejamento da escrita e a construção de um caminho. Claro, que como dito, eles podem ser mexidos, alterados; enfim, vão ganhando novas funções e sentido à medida que o autor avança com seu texto.

Vamos lá.


1- Introdução ou prefácio: O mundo à beira do fim...

Apresentação do cenário e do protagonista, Jack, e sua missão de construir a Arca de Noé.


Antes de seguir, vale frisar:


Um prefácio é uma introdução escrita pelo autor de um livro, geralmente localizada no início do livro, antes do capítulo 1. Ele fornece uma visão geral da obra, bem como o contexto em que foi escrita e o propósito da obra. Pode incluir informações sobre o processo de escrita, o pano de fundo histórico ou cultural, a inspiração para o livro, ou outras informações relevantes para a compreensão do livro. Além disso, pode incluir agradecimentos ou créditos a pessoas que ajudaram na criação do livro. O prefácio é escrito pelo autor e não é considerado parte do conteúdo principal do livro”.


2- O Projeto: A Arca e a discórdia

Jack luta para obter os recursos e a equipe necessários para construir a Arca, enquanto enfrenta desafios e oposição de vários lados.


3- A Construção: Uma missão quase impossível

Acompanhamos o progresso da construção da Arca e os desafios técnicos enfrentados por Jack e sua equipe.


4- A Perseguição: Todos querem a arca.

Jack é perseguido por rebeldes e agentes do governo, enquanto luta para manter o projeto em segredo.


5- A Guerra Intergaláctica: Os Alienígenas, enfim, chegaram.

Acompanhamos a evolução da guerra intergaláctica e as consequências para a humanidade.


6- O Clímax: Uma nova era para a Humanidade

A Arca é lançada no espaço e a humanidade enfrenta o ponto crítico, Jack é capturado e levado para julgamento.


7- O Desfecho: O novo lar está no horizonte da Galáxia

Jack é libertado e lidera a luta para salvar a humanidade e a humanidade encontra um novo lar.


8- Epílogo: Jack – seria ele um novo Noé?

Jack é visto como um herói e líder da nova sociedade, mas seus pensamentos e sentimentos sobre a jornada para salvar a humanidade e as perdas que sofreu são mostrados.


Vejam que cada título tem uma ligação com o pequeno comentário do que trata cada capítulo.


Antes de avançar para a escrita de cada capítulo, é importante ter certinho a noção do que se trata aquele trecho da história. Veja o exemplo de como ficaria com o primeiro capítulo:


Capítulo 1: O Projeto


Jack estava sentado em sua mesa, cercado por pilhas de papéis e diagramas complexos. Ele tinha passado anos trabalhando em seu projeto, mas ainda havia muito a fazer antes de estar pronto. Ele precisava de recursos e de uma equipe para construir sua Arca, mas encontrava-se em constante oposição de vários lados.


Ele olhou para a tela do computador, onde havia um vídeo de uma guerra intergaláctica em curso. Era uma guerra sangrenta entre várias raças alienígenas, e a humanidade estava no meio do conflito. Jack sabia que precisava fazer algo para salvar a espécie humana antes que fosse tarde demais.


Ele se levantou e andou pelo laboratório, parando para examinar um modelo em tamanho real da Arca que estava sendo construída. Ele sabia que era uma tarefa monumental, mas ele estava determinado a concluir o projeto.


Ele sabia que precisaria de recursos e de uma equipe para construir a Arca, mas encontrava-se em constante oposição. Os rebeldes acreditavam que o projeto era uma fraude e que ele estava trabalhando com o governo. O governo, por sua vez, queria usar a Arca para seus próprios interesses e não estavam dispostos a fornecer os recursos necessários.


Jack sabia que precisaria encontrar uma maneira de superar esses obstáculos se quisesse salvar a humanidade. Ele começou a fazer ligações e a fazer acordos, mas sabia que seria uma luta árdua para obter o que precisava. Ele estava determinado a concluir seu projeto, mas não sabia se seria capaz de vencer a oposição e salvar a humanidade antes que fosse tarde demais.


Agora, é por a mão na massa e pensar no seu projeto literário... Mesmo que temporário , dê um título e comece a desenhar o que você quer transmitir, que história quer que seus futuros leitores conheça.


E aguarde, vem mais dicas por ai... E se precisar de ajuda, de serviços para seu livro, basta nos acionar no Fale conosco.


Se preferir, envie um e-mail para: pragmalivros@outlook.com


6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Wzap.png
bottom of page