272929438345541 pinterest-site-verification=bf46f5c4297e2ea5d89dcde3ae3693af
top of page
Este é o logo da Pramga Livros.

Posts

Efeito roxo.png

Autopublicação da Pragma Livros, veja como funciona.

Atualizado: 25 de nov. de 2023

Descubra a facilidade da autopublicação da Pragma Livros. Você decide quanto ganhar, seu livro no Google Shopping, impressão sob demanda e o melhor: publicar é grátis! Liberte sua história hoje.


Autopublicação da Pragma Livros
Autopublicação da Pragma Livros


Quer fazer a autopublicação do seu livro e já sabe de todos os procedimentos?





Se não, sugiro que leia atentamente o texto abaixo – sem pressa.


A Pragma foi criada, além de livraria e editora, como uma plataforma de apoio aos autores independentes, escritores incitantes e pequenas editoras no que corresponde à editoração, publicação, impressão, distribuição e vendas (atacado e varejo) de livros de diferentes gêneros, estilos e forma.


Da mesma forma, a Pragma possui uma rede de parceiros de impressão e vendas internacionais, colocando seu livro físico em várias partes do mundo. Assim como ocorre também com os e-books, que são vendidos internacionalmente através do Kindle, Kobo, Play Store, Skeelo e Ibooks, dentre outras plataformas digitais.


A ideia da plataforma Pragma surgiu mediante a dificuldade junto aos autores e pequenas editoras em conseguirem estabelecer uma rede de venda de seus produtos; a dificuldade em conseguir atender suas vendas e impressão dos livros (necessitando custear a impressão de estoque ou tiragem mínima). Da mesma forma, a limitação de tempo para receber o pedido de compras, embalar o livro, emitir nota fiscal e acompanhar o serviço de atendimento ao comprador - o pós-venda; enfim, uma série de dificuldade dos autores independentes em conseguir se estabelecer no mercado.


Todo autor sabe que quando se publica um livro e se inicia o processo de venda, não se consegue fazer mais o que tanto gosta: escrever.


Trazendo seu livro para a Pragma, tudo isso fica por nossa conta e você vai se preocupar com o que mais gosta: criar suas histórias, divulgar suas obras nas redes sociais e conversar com seus leitores. Essa interação do autor com seu público é um momento fundamental para que um livro caía no gosto dos leitores.


Ainda ocorre, como foi relatado por muitos autores que participaram de nossa pesquisa e que já vendiam através de outras plataformas de autopublicação, é que estes se veem sozinhos no processo de gerar os arquivos (miolo e capa) prontos para a impressão. Ambos os processos, não se resume em salvar tudo em um arquivo PDF... É um pouco mais complexo.


Há narrativas que o autor sobe o livro na plataforma, acha que está tudo perfeito... Compra um para ver como ficou e é só frustação: baixa qualidade da capa, a sangria do livro cortando imagens, miolo fora do padrão com as páginas mal posicionadas...


A Pragma não te deixa sozinho e te apoia em todo esse processo ... e estamos aqui para auxiliar e, se preciso for, até fazer esse serviço por você.




Então, prosseguindo...

Como deve ser enviado seu arquivo para autopublicação para a Pragma?


Continue lendo para entender...


Se já estiver tudo certinho, é só avançar aqui >>



- Miolo -


Vamos começar pelo conteúdo do seu livro, o miolo.

Seu livro deve chegar para publicação na Pragma já revisado por um profissional ou alguém formado em letras. Só publicamos livros com a indicação do revisor (faz parte da Lei de Direitos Autorais essa indicativa). Isso é para garantir a qualidade de seu livro e garantir que todos os livros publicados sigam um padrão. Se não for assim, seu livro, feito com esmero, vai estar no site ao lado de um livro que não tem padrão... Isso não pode acontecer.

Da mesma forma, o arquivo deve já estar diagramado (com as páginas, imagens e fotos internas organizadas – já dentro do layout para a impressão).

O livro já deve estar também com a fonte de sua escolha, no tamanho pretendido, paginado; com folha de rosto, pós-capa de rosto, ficha catalográfica na quarta página (ficha catalográfica emitida por profissional biblioteconomista registrado – tal como consta na Lei).

* Lembre-se, seu livro é um bem precioso e, por isso, deve estar na qualidade máxima.

Caso não esteja assim e não tem quem faça estes serviços e os demais que indicaremos abaixo, solicite-nos um orçamento para execução destes procedimento.


Neste caso, temos a possibilidade de parcelamento dos serviços em até 6x.



> É importante seu livro possuir todo o aspecto profissional <


O arquivo deverá ser enviado pronto, no formato docx e nós produzirmos o arquivo PDF- vectorizado, pronto para impressão (sem custo nenhum).

> Para impressão do seu livro, não basta apenas salvá-lo no formato PDF, ele deve estar vectorizado no padrão de cada uma das empresas ‘POD’ que são conosco associadas.

Também devemos receber o arquivo em docx para que possamos emitir o e-book no formato e qualidade que usamos. Caso a diagramação para o livro digital seja um processo simples (sem detalhes internos - fotos, planilhas e detalhes decorativos- não cobramos nada para a conversão.

Sugerimos que seu livro obedeça a um desses tamanhos: 13/18 cm, 14/21 cm, 16/23 cm, 17/24 cm ou 20/ 20 cm. Consulte-nos em caso de dúvidas de qual o tamanho ideal para seu livro ou caso tenha um tamanho diferentes destes.


- Capa -


Da mesma forma, a capa de seu livro já deve chegar pronta.

Para garantir a melhor qualidade da publicação, você vai subir em nosso formulário os arquivos em partes e nós montaremos a capa e finalizaremos o arquivo vectorizado pronto para impressão no padrão de cada associado de venda (Capa, contracapa, orelhas e lombada).


A capa deve vir com as seguintes especificações:


Arquivos: Os arquivos devem ser enviados no formato PNG, com o tamanho máximo de pixel possível – pois isso nos ajuda a atingir a qualidade da impressão (o arquivo fechado para a impressão deve estar acima da qualidade mínima de 350 DPIs - por isso as partes de seu livro devem possuir também esse índice)


Outras especificações da capa:


Orelhas: Não é obrigatório os livros terem orelhas – é um gosto dos leitores brasileiros, mas, em muitos países, não é comum usá-las. Sendo seu desejo, elas devem seguir o seguinte padrão de tamanho:


O tamanho mínimo da orelha dever de 940/2480 pixels - 8/21cm (sendo maior, essa proporção de tamanho deve ser seguida). Segue uma sugestão para tamanhos de orelhas de acordo com o tamanho do livro.


Tamanho do livro / Tamanho da orelha:


13/18 cm --> de 6/18 cm

14/21 cm --> de 7/21 cm

16/23 cm --> de 8/23 cm

17/24 cm --> de 9/23 cm

20/20 cm --> de 8/21 cm


Capa e contracapa: A capa e a contracapa devem acompanhar proporcionalmente o tamanho do livro escolhido. Devem vir prontas, observando que letras e imagens importantes devem estar a 1 cm da borda. Essa é a margem de segurança de corte e evita que elementos importantes da capa sejam cortados ou perca o destaque.


Os arquivos da capa e contracapa devem ser enviados no formato PNG, um arquivo para cada um e possuir o tamanho mínimo de 1748/2480 pixels e DPI mínimo para qualidade de impressão de 350.


> Quanto maior o pixel dos arquivos, maior é possibilidade de impressão com qualidade.


Caso seja desejo posicionar o logo Pragma Livros na capa, basta manifestar isso na hora de cadastrar seu livro em nossa plataforma. Na contracapa, é obrigatório vir o código de barras, é uma exigência para venda em lojas físicas e marketplaces. Cadastrando seu livro para venda conosco, geraremos seu código de barras e o adicionaremos na capa na hora de fecharmos o arquivo vectorizado para impressão. Sem custo para o autor.


Lombada – o que rege a lombada, além da altura do livro, é a quantidade de páginas e a gramatura do papel. Por isso, você já deverá saber qual o papel que pensa para seu livro. Se seu livro possui imagens coloridas, a indicação é que uso o papel offset (gramatura 75g ou 90g); sem partes em cores, o indicado é o pólen (gramatura 80g).


Esse link abaixo é do site que ajuda você a definir a largura de sua lombada. Escolha o papel, a gramatura e coloque a quantidade de páginas que te fornece em mm o valor que tem que usar. Trabalhe sempre com número arredondados em mm

.





- Ficha catalográfica -


Também chamado em inglês de undex card, funciona como a certidão de nascimento do livro. É uma ficha que contém as informações bibliográficas necessárias para identificar e localizar um livro ou outro documento no acervo de uma biblioteca. Não é um elemento obrigatório, mas é essencial para dar qualidade e profissionalismo a um livro. Ela deve obrigatoriamente ser emitida por um biblioteconomista registrado, que vai definir as palavras chaves da obra e sua organização, tal como prevê a ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas.


No livro, ela se posiciona no verso da página pós-rosto, ou seja, geralmente na página 4.


Outras informações constantes nesta ficha são o nome do autor, da obra, a edição do livro, a cidade de registro do livro (geralmente a cidade em que consta o registro do ente que cadastrou o ISBN), a quantidade de páginas e o ano de publicação da obra. Também consta o número de ISBN.


Nota: A Resolução CFB 184, de 29 de setembro de 2017, tornou obrigatório a indicação do nome e do registro profissional do biblioteconomista responsável pela ficha catalográfica.


Vamos, na sequência, ver o que é o ISBN?



- ISBN -


Sigla que em inglês quer dizer International Standard Book Number, é um sistema internacional de identificação de livros e softwares que utiliza números para classificá-los por título, autor, país, editora e edição.


De acordo com a Lei Federal número 10.753, de 31 de outubro de 2003, o registro de ISBN passou a ser um dos elementos obrigatórios em todos os livros publicados em território nacional. É a partir deste número que se emite o código de barras.


Se você ainda não tiver um ISBN para seu livro, podemos fazer isso por você e com preço de custo. Você pagará somente o valor cobrado pela Câmera Brasileira de Livro para tal procedimento (remeteremos o boleto da CBL diretamente para ti - sem acréscimo de nenhum outro valor).


* Através de algumas plataformas estrangeiras, é possível até se conseguir um ISBN gratuito, mas seu livro fica como sendo uma obra lançada pelos Estados Unidos, impedindo de se participar de premiações no Brasil, a exemplo o Prêmio Jabuti - que exige obras cadastradas no Brasil. Mas, se você não se importar com isso, pode solicitar esse registro - embora o registro nacional sejam bem baratinho ...


O ISBN, que exige o depósito legal da obra, já é de fato um primeiro registro de direito autoral sobre o seu material.



- Direito Autoral -


O registro de Direito Autoral é diferente do registro de ISBN e não é feito de forma obrigatória – mas garante direitos totais do autor sobre sua obra (desde que esta tenha sido de fato e genuinamente escrita por ele). O registro pode ser feito por qualquer agente credenciado pelas normas brasileiras.


Estamos associados aos melhores agentes de registro autoral e se for este realmente o seu desejo, podemos te auxiliar nesses procedimentos.


Então, ficou alguma dúvida?? Tenho certeza que sim, as informações sobre royalties.


Então vamos lá...


- Plano de royalties -


Nós da Pragma Livros queremos publicar seu livro com o menor custo, mas com a qualidade total e melhor ganho para os autores. Então, vamos ao plano de royalties da Pragma.

Nossa proposta é um plano de administração das vendas nas diferentes plataformas com um valor fixo em percentuais. Nossa proposta é o pagamento de 65% do resultado líquido das vendas ao autor. Ou seja, autor receberá 65% de todo resultado líquido da venda dos livros impressos e digitais, caso opte por produtos temáticos, aplica-se também esse percentual.


* No caso de Editoras que optarem cadastrarem conosco seus livros para que façamos a representação e vendas, esse percentual de repasse é de 75% de todo resultado líquido da venda dos livros impressos e digitais, caso opte por produtos temáticos, aplica-se também esse percentual.



Gostou de nossas propostas?


Vamos para o cadastro de sua Obra?





* Após a análise dos arquivos, estando tudo ok – você receberá um link para a assinatura digital do contrato.

226 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Wzap.png
bottom of page